Dia: 15 de fevereiro de 2021

4 Evangelhos

Mateus, Marcos, Lucas e João

Os quatro seres viventes dos livros de Ezequiel e Apocalipse

Vamos em frente, firmes na transição e focados no destino. Caminhando e conversando sobre as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.

Os quatro seres viventes do primeiro capítulo de Ezequiel apontam para os 4 evangelhos. Esses quatro animais aqui descritos também são mencionados em Apocalipse 4:7

Na frente rosto de homem = Evangelho de Lucas, um cristão grego e médico. Lucas apresenta Jesus como o homem ou filho do homem, Lucas escreve para os gregos apresentando Jesus como homem perfeito, através da educação e do aprendizado. 

Do lado direito cara de leão = Evangelho de Mateus o publicano, chamado também de Levi, filho de Alfeu. Mateus escreve para os judeus e apresenta Jesus como leão, falando da esperança messiânica, ou seja, Cristo o messias, Jesus Rei filho de Davi.

Do lado esquerdo cara de boi = Evangelho de Marcos, ele não era apóstolo, mas acompanhou Paulo em sua primeira viagem missionária. Marcos escreve para os romanos e apresenta Jesus como  novilho/boi, Jesus servo fiel, o poder e o serviço.

Atrás cara de águia = Evangelho de João, irmão de Tiago. O apóstolo apelidado de “O Filho do Trovão”. João apresenta Jesus como águia e escreve para os cristãos de todas as nações e traz uma mensagem espiritual para os nascidos de novo. O apóstolo João descreve a divindade de Jesus, do Espírito Santo e do Pai. Jesus é apresentado como o filho de Deus (ministério de Jesus, principalmente na judéia), intimidade com o Pai. 

Ezequiel 1:5-10
E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem.
E cada um tinha quatro rostos, como também cada um deles quatro asas.
E os seus pés eram pés direitos; e as plantas dos seus pés como a planta do pé de uma bezerra, e luziam como a cor de cobre polido.
E tinham mãos de homem debaixo das suas asas, aos quatro lados; e assim todos quatro tinham seus rostos e suas asas.
Uniam-se as suas asas uma à outra; não se viravam quando andavam, e cada qual andava continuamente em frente.
E a semelhança dos seus rostos era como o rosto de homem; e do lado direito todos os quatro tinham rosto de leão, e do lado esquerdo todos os quatro tinham rosto de boi; e também tinham rosto de águia todos os quatro.

Compartilhe o post, deixe um comentário e vamos em frente com Jesus na frente! E andou Enoque com Deus e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.

A Virgem Ficará Grávida

Seu nome será Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz

Vamos em frente, firmes na transição e focados no destino. Caminhando e conversando sobre as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.

A Bíblia diz:

Por isso, o Senhor mesmo lhes dará um sinal. Vejam! A virgem ficará grávida! Ela dará à luz um filho e o chamará de Emanuel. Quando essa criança tiver idade suficiente para escolher o bem e rejeitar o mal, comerá coalhada e mel. (Isaías 7:13-15)

Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. (Isaías 9:6)

Dizei aos turbados de coração: Sede fortes, não temais; eis que o vosso Deus virá com vingança, com recompensa de Deus; ele virá, e vos salvará. Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. (Isaías 35:4-5)

Esperança

Isaías, o profeta do Antigo Testamento viveu e profetizou cerca de 700 anos antes de Jesus nascer; sua precisão impressiona ao descrever com riqueza de detalhes o nascimento, o ministério e a execução de Jesus. O profeta parece ter caminhado com Jesus e ele também é o profeta mais mencionado no Novo Testamento.

Deus cumpriu sua promessa e por isso, hoje, temos esperança e fé nas escrituras sagradas, principalmente quando lemos o que escreveu o apostolo João em seu evangelho: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele” (João 3:16-17).

A palavra Evangelho significa Boas Novas, e essa é a boa notícia de Deus para a humanidade; O Senhor abriu a porta da salvação para uma humanidade caída e condenada em seus pecados. Existe uma esperança de redenção tanto para você que está lendo essas palavras, quanto para aqueles que ainda não receberam essa boa notícia, por isso Jesus nos ordena a anunciarmos as boas novas da salvação. A promessa foi cumprida! Por isso temos fé, esperança em Deus e grande alegria em compartilhar o evangelho do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem. Porque por ela os antigos alcançaram testemunho. Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. (Hebreus 11:1-3)

Graça

E o Verbo se fez carne

Jesus se fez carne e habitou entre nós, creia e convide Jesus para habitar em seu coração

Vamos em frente, firmes na transição e focados no destino. Caminhando e conversando sobre as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.

A Bíblia diz:

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. (João 1:1-2)

E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1:14)

Tendo Jesus nascido em Belém da Judeia, em dias do rei Herodes, eis que vieram uns magos do Oriente a Jerusalém. E perguntavam: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e viemos para adorá-lo. (Mateus 2:1-2)

Verbo Encarnado

Em Êxodo 25:8,9 o Senhor disse a Moisés: “E me farão um tabernáculo, e habitarei no meio deles. Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis”. Esse tabernáculo era um santuário portátil, uma tenda onde a arca da aliança e outros pertences sagrados ficavam guardados. Tratava-se de um lugar de adoração. Quando o povo acampava no deserto o tabernáculo ficava em uma posição central entre as barracas dos Hebreus. O tabernáculo foi o precursor do templo contruído por Salomão em Israel.

A presença de Deus entre o seu povo, tanto no tabernáculo dado a Moisés, quanto no Templo construído pelo primogênito de Davi já apontavam para o maravilhoso acontecimento; a presença de Deus materializada, e encarnada habitando entre os homens! O Verbo Criador deixou a sua glória celestial e esvaziou-se a si mesmo, Jesus se fez semelhante aos homens para habitar entre os mesmos revelando sua graça, amor e compaixão.

Sobre a natureza divina de Jesus o apostolo Paulo escreveu aos colossenses: “O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele” (Colossenses 1:15-17).

Rei dos reis e Senhor dos senhores, Jesus Deus conosco! Deus habitando entre os homens com a missão de redimir o gênero humano da eterna condenação. Com o propósito de; no tempo por Deus determinado podermos habitar com Deus em sua glória. E então, assim como Deus é, assim o veremos! Deus é muito bom.

Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça, para que possamos alcançar misericórdia e achar graça, a fim de sermos ajudados em tempo oportuno. (Hebreus 4:16)

Arrependimento

Jesus

Jesus foi batizado por João Batista e quem crer também deve obedecer e ser batizado.

Vamos em frente, firmes na transição e focados no destino. Caminhando e conversando sobre as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.

A Bíblia diz:

Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados. E toda a província da Judéia e os de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados. (Marcos 1:4-5)

E aconteceu naqueles dias que Jesus, tendo ido de Nazaré da Galiléia, foi batizado por João, no Jordão. E, logo que saiu da água, viu os céus abertos, e o Espírito, que como pomba descia sobre ele. E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado em quem me comprazo. (Marcos 1:9-11)

E aconteceu que, ao ser todo o povo batizado, também o foi Jesus; e, estando ele a orar, o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma corpórea como pomba; e ouviu-se uma voz do céu: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo. Ora, tinha Jesus cerca de trinta anos ao começar o seu ministério… (Lucas 3:21-23)

Perdão

Jesus cumpriu toda justiça vivendo de forma perfeita e irrepreensível. Mas por que Jesus foi batizado por João Batista se ele não tinha praticado pecados pelos quais necessitasse de arrependimento? Por esta razão João Batista afirmava não ser digno de batizar Jesus, porém Jesus lhe respondeu: “Deixa por agora, porque assim nos convém cumprir toda a justiça. Então ele o permitiu” (Mateus 3:15). Nisto Jesus demonstra a importância de submissão à vontade do Pai, Jesus veio para cumprir tudo o que estava determinado desde o princípio.

Com esta colocação Jesus orienta João Batista a cumprir o seu chamado para batizar o Filho de Deus, revelando assim sua identidade. Sobre isso João Batista discursou: “E eu não o conhecia; mas, para que ele fosse manifestado a Israel, vim eu, por isso, batizando com água. E João testificou, dizendo: Eu vi o Espírito descer do céu como pomba, e repousar sobre ele. E eu não o conhecia, mas o que me mandou a batizar com água, esse me disse: Sobre aquele que vires descer o Espírito, e sobre ele repousar, esse é o que batiza com o Espírito Santo. E eu vi, e tenho testificado que este é o Filho de Deus” (João 1:31-33).

Siga o exemplo de Jesus e obedeça o Pai, seja batizado nas águas. O batismo nas águas é para arrependimento de pecados, portanto não existe base bíblica para o batismo de crianças. Em Mateus 19:14 Jesus diz que das crianças é o Reino de Deus.

E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo. (Atos 2:38)