Conhecendo os guarani mbya

Vamos em frente, firmes na transição e focados no destino. Caminhando e conversando sobre missões, acerca das coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
 
Quinta-Feira, 14 de Setembro de 2017. Missão Fruto da Vida em São Paulo, nesse dia fui fazer uma visita a esse ministério quando a preletora daquela noite, a pastora Ângela dirigida pelo Espírito Santo lançou a seguinte palavra para a igreja: “Coloca diante de Deus a área da sua vida em que você está guerreando, sai ao campo, pois essa batalha vai ser vencida e até o meio dia de amanhã Deus vai colocar em suas mãos o que é pra você fazer”.
Fazia algumas semanas que eu não separava um tempo para subir o Pico do Jaraguá para caminhar, meditar e falar com Deus. Então, ainda naquele culto e depois dessa palavra decidi que no dia seguinte estaria no alto do Pico do Jaraguá a sós com Deus.
Eram os últimos dias do inverno e às 06:00 eu já estava na Estrada Turística do Jaraguá, mas pra minha surpresa ao chegar no “pé do Pico” me surpreendi com a seguinte cena; portões de acesso às torres fechados, uma fogueira acessa em frente aos portões, algumas autoridades, curiosos e guaranis mbya dentro e fora do parque com arcos e flechas em punho. Sem entender nada daquilo chamei um jovem guarani que estava próximo e ele me contou o que estava acontecendo. Tratava-se de uma reivindicação, ele me disse que era um protesto pela posse de suas terras devido a uma ameaça de despejo por parte do Governo do Estado de São Paulo e que eles já tinham virado a noite ali protestando por seus direitos.
 
Diante dessa situação fiquei impossibilitado de cumprir o propósito estabelecido no dia anterior, então resolvi ir até um local próximo dali onde poderia ficar a sós com Deus para orar, ler e meditar. Cerca de duas horas depois voltei ao Parque Estadual do Jaraguá, mas dessa vez fui até a portaria principal e chegando lá me deparei com a mesma cena que tinha visto na entrada que dá acesso às torres, então desci do carro e fui conversar com o guarani que estava guardando a entrada principal do parque.
 
Com o semblante fechado e interagindo com poucas palavras aquele homem seguia conversando comigo sobre os protestos que estavam fazendo, até que perguntei a ele se a cacique Jandira ainda estava naquela aldeia, (conheci a cacique Jandira no início dos anos 2000 quando participei de um trabalho social com alguns irmãos naquela aldeia) pra minha surpresa o guarani com os olhos em lágrimas desarmou o arco e disse-me que a cacique Jandira era sua mãe e que infelizmente ela tinha falecido a poucos anos.
 
Surpreso com o tamanho da coincidência, (vamos chamar assim, mas sabemos que é Deus quem faz isso!) continuamos conversando, agora sobre sua mãe, sua história naquela região do Jaraguá e sobre as pessoas envolvidas naquela ação social que participei no início dos anos 2000. Em determinado momento falei pra ele que lembrava do Mauro tocando violão em uma visita à igreja, então ele me corrigiu e disse que o nome dele é Mário e que ele era seu irmão e, novamente pra minha surpresa esse guarani me disse que o Mário estava com uma pequena igreja na aldeia, uma casa de oração!
 
Imediatamente ele me falou que eu tinha que visitar o Mário e sua casa de oração, prontamente respondi que sim e que voltaria em outro momento com mais calma, pois a essa altura eu já estava muito animado com tudo aquilo e bem curioso pra conhecer toda essa história de perto. Mas ele insistiu para que eu fosse fazer a visita na mesma hora, falou que era perto, me explicou como fazer e eu fui. 
Entrando na aldeia encontrei exatamente a descrição que tinha acabado de ouvir, o Mário estava sentado à entrada da pequena casa de oração, me apresentei e contei a ele como tinha acabado de conhecer seu irmão e como ele me motivou a estar ali.
Conversamos um pouco, o Mário me disse que já fazia um tempo que a igrejinha tinha fechado, então ele me convidou pra entrar e enquanto me mostrava o local e conversávamos ele disse: Quem sabe você não é o pastor que Deus mandou aqui pra reinaugurarmos a casa de oração!? Alguns segundos depois do Mário falar aquilo eu me lembrei do que Deus havia dito na noite anterior; que até as 12:00 daquele dia Deus colocaria em minhas mãos o que era para eu fazer. Olhei para o relógio e eram 10:30 da manhã, eu estava totalmente impactado com o agir de Deus em meio a esses acontecimentos. E não era só isso, tinha mais!
 
Na sequência o irmão Mário me mostra um pedaço de papel onde havia um desenho feito a mão, fazia quinze anos que ele havia criado aquele logotipo e orava pedindo a Deus que enviasse alguém para fazer aquele desenho na casa de oração. Na hora eu ri e glorifiquei a Deus! Jesus estava respondendo a oração do Mário naquele dia! E também, ao mesmo tempo Jesus me dava a direção para estar ali e ajudar o irmão Mário a reinaugurar a casa de oração. O desenho que ele me mostrou era mais uma evidência dessa direção, um logo com sete colunas!
Em 2012 fiz parte do grupo de sete pessoas que deu início a um grupo de oração familiar, desde então nos últimos anos recebi da parte de Deus revelações e direções que de alguma maneira envolviam o número sete e seu significado de excelência. Exatamente naquele momento vivíamos uma transição e imediatamente começamos o processo de restauração da casa de oração.
Poucos dias depois, no dia 13 de Outubro de 2017 ajudamos o irmão Mário a reinaugurar a casa de oração na aldeia guarani. E em Dezembro de 2019 o Mário foi abençoado com a cerimônia e festa de casamento com sua esposa Sônia na casa de oração.
 
Ainda nos primeiros meses da reinauguração o irmão Mário me mostrou o hinário guarani e a partir de então comecei a ouvir esses hinos tentando acompanhar as letras, ainda tento fazer isso mas é uma língua muito difícil para mim! Algumas vezes irmãos guaranis visitaram a casa de oração e cantaram alguns dos louvores do hinário, sempre que isso acontece é maravilhoso! Ouvir a palavra cantada na língua deles com tanto talento realmente impressiona. 
EJaneiro de 2020 tive novamente o prazer de conhecer mais um irmão em Cristo entre os guaranis, o cantor Ângelo Tataendy que com seu talento contribuiu para a criação do hinário guarani, cantando a maioria dos hinos desse hinário. O irmão Ângelo também é líder missionário na Igreja Cristianismo Decidido, onde ele e sua esposa conheceram Jesus e foram batizados ainda na adolescência. Sua esposa é professora e o ajuda no louvor, hoje eles fazem a obra para o Senhor Jesus levando sua mensagem de paz, amor e salvação através das músicas e também visitando aldeias de outras cidades brasileiras.
A Igreja Cristianismo Decidido fica na aldeia Tapixi no município de Nova Laranjeiras, quem quiser conhecer e convidar o missionário e cantor Angelo Tataendy para testemunhar, cantar e falar mais sobre seu chamado e missão é só entrar em contato com ele no número: (42) 9134 8493.
 
Nos próximos meses serão compartilhados no canal do YouTube os 139 hinos do Hinário Guarani, o nosso desejo é que muitas pessoas conheçam esse trabalho sensacional, fruto do esforço de muitos irmãos. 
Ouçam esses hinos, se alegrem, louvem e sintam a presença desse Deus poderoso, Nhanderuete Ra’y! 
 
Playlist do Hinário Guarani:
 
Ore, contribua e faça Missões! Deixe um comentário e vamos em frente com Jesus na frente! E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.

Live Refletindo a Cultura com Deus

1 comentário em “Conhecendo os guarani mbya”

  1. Pingback: O Tesouro – Cultura Com Deus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *